Um diálogo entre epistemologia, educação e pedagogia teatral

Autores

  • Fábio Moura Universidade do Estado do Amazonas
  • Caroline Caregnato Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-41614

Palavras-chave:

Correntes epistemológicas, Concepões pedagógicas, Pedagogia teatral

Resumo

Transmitir? Libertar? Provocar? Esse trabalho vislumbra relacionar três correntes epistemológicas (ligadas aos questionamentos da frase anterior) com suas derivações dentro da educação e, mais especificamente, com o ensino do Teatro. Cada pressuposto epistemológico será acompanhado dos seus respectivos desdobramentos pedagógicos, formando “pares” entre teorias que, em síntese, serão empirismo/pedagogia diretiva, inatismo/pedagogia não-diretiva, e construtivismo/pedagogia construtivista. O texto nos ajuda a compreender as possibilidades de relação dessas teorias com o ensino de Teatro, bem como suas adequações ou inadequações. O trabalho ainda tece críticas aos paradigmas empirista e inatista, bem como às pedagogias a eles relacionadas, defendendo a adoção de uma perspectiva construtivista como embasamento para a prática do professor de Teatro. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura e conta com a fundamentação oferecida por autores da Epistemologia, da Educação e da Pedagogia Teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Moura, Universidade do Estado do Amazonas

Fábio Moura é produtor, professor e diretor teatral, nascido em Pernambuco e de coração Amazonense, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (2017) pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA onde dedica-se a investigar processos de construção de conhecimento em Artes.

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas

Caroline Caregnato atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas com experiência na área de Artes, com ênfase em Cognição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição musical, teoria piagetiana e educação musical.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MOURA, F.; CAREGNATO, C. Um diálogo entre epistemologia, educação e pedagogia teatral. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 482–496, 2019. DOI: 10.14393/OUV-v15n2a2019-41614. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41614. Acesso em: 17 ago. 2022.