Literatura infantil, teatro e educação

uma investigação sobre diálogos possíveis

Autores

  • Bárbara Evangelista Vieira Prudêncio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v15n2a2019-41109

Palavras-chave:

Literatura para crianças, Educação escolar, Pedagogia do Teatro

Resumo

Neste artigo, discorro sobre os potenciais da literatura infantil no contexto da educação escolar; apresento algumas considerações a respeito da aproximação e da apropriação da referida literatura pela Pedagogia do Teatro e reflito sobre os aprendizados que a literatura para crianças pode oferecer à educação. Para tanto, relato a experiência que me motivou a escrever sobre este assunto e explicito as perguntas norteadoras desta pesquisa. Tomo como principais referências artigos que resultaram do VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC) e do I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (UFSC), além de revisar estudos de teóricos como Heloise Baurich Vidor, da Pedagogia do Teatro/Teatro e Educação, e Jorge Larrosa, da Filosofia da Educação. Concluo que, para além da importância de aprendermos formas de aproximação e de apropriação da literatura infantil pela Pedagogia do Teatro e pela Educação, é relevante nos atentarmos àquilo que, como educadores, podemos aprender com a literatura infantil: a atribuição de um olhar poético ao processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Evangelista Vieira Prudêncio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduanda da Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e bolsista de Iniciação Científica do projeto "Teatro, Leitura, Literatura e Educação: encontros com o texto".

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

EVANGELISTA VIEIRA PRUDÊNCIO, B. Literatura infantil, teatro e educação: uma investigação sobre diálogos possíveis. ouvirOUver, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 470–480, 2019. DOI: 10.14393/OUV-v15n2a2019-41109. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41109. Acesso em: 25 maio. 2022.