Motricidade humana na educação musical
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-12Palavras-chave:
Motricidade humana, educação musical, práticas sociais e processos educativos, interdisciplinaridadeResumo
Este texto se propõe a discutir a motricidade humana na educação musical, principalmente nas áreas de Psicologia, Filosofia, Psicanálise e Música, com base na ideia de que nossas realizações só acontecem por meio do próprio corpo, campo primordial de nossas realizações. O ponto de partida para tal estudo foi a constatação de que atividades envolvendo práticas artísticas e musicais - com ênfase em música, teatro e literatura - desenvolvidas junto à comunidade participante de projetos de extensão e pesquisa, com a participação de professores/as e estudantes de uma universidade, uma escola de música (conservatório) e uma escola de educação básica, possibilitam o acesso às habilidades e potencialidades das pessoas envolvidas, favorecendo o levantamento e identificação de dificuldades de aprendizagem e socialização.Downloads
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