Motricidade humana na educação musical

Autores

  • Denise Andrade de Freitas Martins Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Priscila Queiroz Messias Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-12

Palavras-chave:

Motricidade humana, educação musical, práticas sociais e processos educativos, interdisciplinaridade

Resumo

Este texto se propõe a discutir a motricidade humana na educação musical, principalmente nas áreas de Psicologia, Filosofia, Psicanálise e Música, com base na ideia de que nossas realizações só acontecem por meio do próprio corpo, campo primordial de nossas realizações. O ponto de partida para tal estudo foi a constatação de que atividades envolvendo práticas artísticas e musicais - com ênfase em música, teatro e literatura - desenvolvidas junto à comunidade participante de projetos de extensão e pesquisa, com a participação de professores/as e estudantes de uma universidade, uma escola de música (conservatório) e uma escola de educação básica, possibilitam o acesso às habilidades e potencialidades das pessoas envolvidas, favorecendo o levantamento e identificação de dificuldades de aprendizagem e socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Andrade de Freitas Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, eixo Educação Musical (2015), Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), Moçambique (2013), como Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Mestre em Educação Musical, Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro-Centro Universitário (2000). Licenciatura Plena, em Música-Piano pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1986); Licenciatura Curta, em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (1982); Bacharel em Piano pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1986). Realiza atividades de extensão e pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, unidade Ituiutaba), em parceria com o Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade". Coordenadora do projeto de extensão intitulado Projeto Escrevendo o Futuro: (Re) cortando papéis, criando painéis. Professora de Arte, Educação e Cultura; Iniciação Científica e Bases Culturais na UEMG, Ituiutaba. Coordenadora do Concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto", que divulga a música brasileira desde 1994. Pesquisadora em práticas sociais e processos educativos junto a estudantes de escolas públicas. Experiência e atuação principalmente na área de música, artes e cultura.

Priscila Queiroz Messias, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba

Graduanda em Psicologia pela UEMG, Unidade Ituiutaba), bolsista FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

MARTINS, D. A. de F.; MESSIAS, P. Q. Motricidade humana na educação musical. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 168–180, 2018. DOI: 10.14393/OUV22-v14n1a2018-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39892. Acesso em: 12 jun. 2024.