Por um balé somático: Laban e Béziers no aprenderensinar a técnica clássica

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DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-18

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para o aprenderensinar balé clássico a partir do Sistema Laban/Bartenieff e da Coordenação Motora de Marie-Madeleine Béziers, entendidos como abordagens somáticas. Neste sentido, os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos tendo como base princípios destas duas abordagens e da Educação Somática. Desta forma, a proposta metodológica aqui apresentada distancia-se do modo como geralmente as aulas de balé clássico são desenvolvidas, guiadas pelo pensamento do ensino da forma (código da dança clássica), que parte da demonstração dos movimentos, pelos(as) professores(as), e da cópia dos mesmos pelos(as) alunos(as). Na proposta aqui apresentada a chegada ao código da técnica clássica nasce da exploração de movimentos que estão nos princípios desta técnica, utilizando-se de aportes somáticos que ajudam não apenas na aprendizagem da dança clássica, mas também na ressignificação da mesma. Conclui-se que o balé somático pode facilitar o processo de aprendizagem, bem como torná-lo mais significativo, e favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo.

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Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

BALDI, N. C. Por um balé somático: Laban e Béziers no aprenderensinar a técnica clássica. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 510–520, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39854. Acesso em: 22 jul. 2024.