A Prática Coral na Educação Básica: uma abordagem transdiciplinar em prol do desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-13Palavras-chave:
Prática Coral, Educação Básica, Desenvolvimento Humano, TransdisciplinaridadeResumo
Discutirá sobre o papel da Prática Coral como atividade de maior efetividade e acesso no ensino musical da educação básica, seja no contexto curricular ou extracurricular, defendendo uma perspectiva transdiciplinar. Dessa forma, o texto oferecerá um breve panorama sobre o canto coral no ensino musical da educação básica; explorará suas dimensões e níveis de atuação; discorrerá, em linhas gerais, sobre o pensamento complexo em contraposição ao pensamento cartesiano, pautado numa abordagem transdiciplinar em prol do desenvolvimento humano, fundamentado por Nicolescu e Morin (1999), a fim de apoiar a prática docente musical numa perscpectiva transdisciplinar. Conclui-se, a partir de uma reflexão sobre a experiência da autora nesta abordagem, que a prática coral oferece importante potencial e espaço para construção da alteridade, da identidade e da escuta, incidindo diretamente no desenvolvimento humano.Downloads
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