A Prática Coral na Educação Básica: uma abordagem transdiciplinar em prol do desenvolvimento humano

Autores

  • Luciane Pereira Morais UNESP - Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-13

Palavras-chave:

Prática Coral, Educação Básica, Desenvolvimento Humano, Transdisciplinaridade

Resumo

Discutirá sobre o papel da Prática Coral como atividade de maior efetividade e acesso no ensino musical da educação básica, seja no contexto curricular ou extracurricular, defendendo uma perspectiva transdiciplinar. Dessa forma, o texto oferecerá um breve panorama sobre o canto coral no ensino musical da educação básica; explorará suas dimensões e níveis de atuação; discorrerá, em linhas gerais, sobre o pensamento complexo em contraposição ao pensamento cartesiano, pautado numa abordagem transdiciplinar em prol do desenvolvimento humano, fundamentado por Nicolescu e Morin (1999), a fim de apoiar a prática docente musical numa perscpectiva transdisciplinar. Conclui-se, a partir de uma reflexão sobre a experiência da autora nesta abordagem, que a prática coral oferece importante potencial e espaço para construção da alteridade, da identidade e da escuta, incidindo diretamente no desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Pereira Morais, UNESP - Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho"

Educadora musical desde 2002, graduada em música, licenciada em Educação Artística, especialização em Música Brasileira, mestranda em música na linha de pesquisa de educação musical.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

MORAIS, L. P. A Prática Coral na Educação Básica: uma abordagem transdiciplinar em prol do desenvolvimento humano. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 182–193, 2018. DOI: 10.14393/OUV22-v14n1a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/39790. Acesso em: 22 maio. 2022.