Perspectivas sobre o drama moderno no Brasil: revisitando a história

Autores

  • Berilo Luigi Deiró Nosella Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ
  • Larissa de Oliveira Neves Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP
  • Elen de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-7

Palavras-chave:

Teatro brasileiro moderno, dramaturgia moderna, cena moderna

Resumo

Resultado da Mesa Redonda "Perspectivas sobre o drama moderno no Brasil", realizada no IX Congresso da ABRACE em 2016, o presente artigo apresenta uma síntese das ideias em torno do drama moderno no Brasil que embasam os projetos docentes de pesquisadores de três instituições diversas (UNICAMP, UFMG e UFSJ), aglutinados em torno do Grupo Estudos em Dramaturgia Letra e Ato. Tal artigo apresenta, portanto, três visadas sobre o drama moderno no Brasil que, sem precisarem constituir uma unidade, dialogam profundamente no contexto das pesquisas com o intuito de revisão teórica e historiográfica sobre o tema. Neste sentido, compartilhando de conceitos, teóricos, metodologias e objetos, as pesquisas, as individualidades investigativas vêm constituindo, num histórico, resultados coletivos de pesquisa sobre o tema que, conjuntamente, os pesquisadores vêm procurando organizar e divulgar em diferentes frentes e meios. ABSTRACT This paper has its origin in the round table "Perspectives about the modern Brazilian drama", that took place in the IX ABRACE Congress in 2016. It presents a synthesis of some ideas about the modern drama in Brazil that lay their foundation in the research project of professors of three universities (UNICAMP, UFMG e UFSJ), connected by the research group: Group of Studies in Playwriting Letter and Act. This paper presents, therefore, three viewpoints about modern drama in Brazil that, without the purpose of forming a unique view, start a dialogue with the canonic history of Brazilian theater, in order to propose a theoretical review. In this sense, sharing concepts, theories, methodologies and objects, the individual researches have been composing collective results about the same thematic, that the three author are organizing in order to publish. KEYWORDS Teatro brasileiro moderno; dramaturgia moderna; cena moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ

Professor da Graduação em Teatro e do Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas da UFSJ e professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas da UFOP, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral Moderna. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Política e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa (CNPq): Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e do Grupo Estudos em Dramaturgia Letra e Ato-UNICAMP.

Larissa de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp. Atua nas áreas de Teatro Brasileiro, Cultura Brasileira, Dramaturgia e História do Teatro. Coordenadora do Grupo Estudos em Dramaturgia Letra e Ato-UNICAMP (CNPq)

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

DEIRÓ NOSELLA, B. L.; NEVES, L. de O.; MEDEIROS, E. de. Perspectivas sobre o drama moderno no Brasil: revisitando a história. ouvirOUver, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 92–104, 2017. DOI: 10.14393/OUV20-v13n1a2017-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37024. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas e estéticas descoloniais - artes cênicas em campo expandido