Estudos das ausências nas artes da cena

Autores

  • Mariana Lima Muniz Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3807-5860
  • Alexandre Silva Nunes Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Ricardo Berton Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-9

Palavras-chave:

ausência/presença, real/virtual, artes da cena, teatro do século XXI

Resumo

Este artigo pretende discutir os binômios ausência/presença e real/virtual a partir da análise de espetáculos, dramaturgias e teorias acerca da interpretação teatral produzidos no final do século XX e início do século XXI. Na oposição ausência/presença, a característica lacunar do texto, da interpretação e da encenação, que se expandiu neste período histórico, ao lado de estéticas mais fechadas, passou a exigir a contribuição do espectador para a construção do sentido. Na oposição real/virtual, desde os conceitos clássicos da relação presença-ausência do ator-personagem até a difusão das tecnologias de transmissão remota de presença vem-se discutindo cada vez mais as condições de presença concretas e virtuais e o modo como agem sobre a cena. ABSTRACT The panel Absence Studies in the Performing Arts promotes a debate about the absence/presence and actual/virtual binaries through the analysis of XXIth Century plays and productions. In the first pair, the characteristic gaps found in drama and scene, very widespread in theatrical productions of the period, besides other more traditional styles, demanded the contribution of the spectator for the construction of meaning. The second opposition, with the spreading of the remote transmission technologies of presence brought the issue of the intromission of the virtuality onto the stage. Keywords: absence/presence; actual/virtual; performing arts; XXIth century Theatre

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lima Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Escola de Belas Artes - UFMG. Atriz e diretora teatral.

Alexandre Silva Nunes, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, onde leciona nos cursos de Teatro, Direção de Arte e Dança e coordena o curso de Direção de Arte. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Encenador do LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena (UFG).

Paulo Ricardo Berton, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Curso de Artes Cênicas do Departamento de Artes e Libras da UFSC. Possui Graduação em Artes Cênicas - habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/1999). Mestre em Letras - Teoria da Literatura, como bolsista CNPq pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2007). Doutor em Teatro, como bolsista CAPES/FULBRIGHT pela University of Colorado at Boulder (CU/2010). Líder do grupo de pesquisa NEEDRAM - Núcleo de Estudos em Encenação, Escrita Dramática e Marxismo. Organizador do SBEDR - Seminário Brasileiro de Escrita Dramática e coordenador da Cia. Teatral Miletrê.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

MUNIZ, M. L.; NUNES, A. S.; BERTON, P. R. Estudos das ausências nas artes da cena. ouvirOUver, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 120–132, 2017. DOI: 10.14393/OUV20-v13n1a2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/36673. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas e estéticas descoloniais - artes cênicas em campo expandido