A atualização do cinema sagrado em El Topo de Alejandro Jodorowsky
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV21-v13n2a2017-15Palavras-chave:
Jodorowsky, sagrado, El Topo, antropologia, BadiouResumo
Este artigo faz uma antropologia do cinema tendo como objeto o filme El Topo do diretor chileno Alejandro Jodorowsky e a noção de sagrado. Para operacionalizar o conceito de cinema sagrado, utilizamos o conceito de configuração artística tal qual proposto pelo filósofo Alain Badiou. Detectamos duas mortes do herói na película e levantamos a questão do cinema sagrado envolvendo montagem e angústia. Debatemos a questão, opondo cinema sagrado e cinema profano e concluímos com a atualização do cinema sagrado numa configuração. ABSTRACT This article operates an anthropology of cinema having as its object the movie El Topo from the Chilean director Alejandro Jodorowsky and the notion of the sacred. To operationalize the concept of sacred cinema we use the concept of artistic configuration as proposed by philosopher Alain Badiou. We detect two deaths of the hero in the movie and we raise the question of sacred cinema envolving montage and anxiety. We debate the question, opposing sacred cinema to profane cinema, and we conclude with the actualization of sacred cinema in a configuration. Keywords: Jodorowsky; sacred; El Topo; anthropology; BadiouDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.