Metodologia de pesquisa da história da arte para o estudo de obras de Salões de Arte da década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV20-v13n1a2017-18Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, história da arte, salões de arte, visualidade, materialidadeResumo
Na tendência de estudos acerca dos salões na história da arte no Brasil é necessário o desenvolvimento de uma metodologia pautada na análise das obras que compuseram esses eventos. A constituição dos circuitos artísticos a partir da efervescência que os salões geravam entre artistas, críticos e público, nos chama a atenção sobre a necessidade de ampliarmos a compreensão das propostas artísticas vistas a partir da materialidade e visualidade das obras. Isto porque, o estabelecimento de marcos definidores de uma arte brasileira na transição do moderno ao contemporâneo, afastou os discursos históricos das obras e os aproximou da interpretação de fontes documentais, forçosamente associadas aos movimentos de arte em esfera internacional. Assim, a proposta metodológica que aqui se apresenta, coloca o desafio da interpretação das obras a partir de seus próprios vestígios e sentidos, sem desconsiderar a ampliação da pesquisa por meio de fontes documentais que esclareçam, mas não "profetizem" uma revelação de significado para a arte no Brasil da década de 1960. ABSTRACT The trend of studies on the salons in Brazil's art history is necessary to develop a guided methodology in the analysis of the works that made up those events. The constitution of the artistic circuit from the effervescence that the halls generated among artists, critics and the public draws our attention on the need to broaden the understanding of artistic proposals views from the visual and materiality of the works. This is because the establishment of the defining landmarks of Brazilian art in the transition from modern to contemporary, away from the historical discourse of the works and approached the interpretation of documentary sources, necessarily associated with art movements in the international sphere. Thus, the methodological proposal presented here, puts the challenge of interpretation of works from its own traces and directions, without disregarding the expansion of research through documentary sources to clarify, but not "prophesy" a revelation of significance for art in Brazil in the 1960s. KEYWORDS Methodology, art history, art salons, visuality, materiality.Downloads
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