Contextos e proposições: um panorama dos desejos de criação de uma escola teatro nacional nos séculos XIX e XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-15

Resumo

Objetivamos com este texto expor, numa perspectiva panorâmica, as principais ideias e contradições arroladas nos séculos XIX e XX que impulsionaram a criação de escolas de formação de atores no Brasil. Mediante a leitura da literatura do teatro brasileiro acerca dessa temática, algumas perguntam emergiram, a saber: A partir de quais reflexões e condições culturais, políticas e sociais a ideia de formação atores no Brasil se construiu? Como as múltiplas propostas foram apresentadas e constituíram um corpo condizente com a realidade nacional? Como a vontade de formação de atores no Brasil está vinculada ao entendimento de teatro nacional? É nesse sentido que o presente texto se desenvolverá objetivando ter um olhar amplo acerca da formação do ator no Brasil nos dois séculos precedentes.

Biografia do Autor

  • Gilberto dos Santos Martins
    Ator, professor de teatro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes/Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

Contextos e proposições: um panorama dos desejos de criação de uma escola teatro nacional nos séculos XIX e XX. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 206–218, 2018. DOI: 10.14393/OUV22-v14n1a2018-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/35481. Acesso em: 25 maio. 2025.