Sonoplastia: breve percurso de um conceito

Autores

  • César Lignelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV13-v10n1a2014-9

Palavras-chave:

Sonoplastia, conceito, sentido

Resumo

De modo geral, o presente artigo aborda reflexões envolvendo visualidades e sonoridades da cena. Especificamente abarca um percurso de pesquisa iniciado formalmente em 2004, e ainda em andamento, acerca do conceito de sonoplastia e de suas possibilidades de produção de sentido em performance. Nessa perspectiva, para além da função referencial são destacadas instâncias dramáticas e discursivas passíveis de serem atribuídas à sonoplastia. Em forma de relato são apresentadas também definições de conceitos complementares como de música de cena, de palavra e de espacialização para subsidiar a exposição central. ABSTRACT In general, this article addresses reflections involving visualities and sounds of the scene. Specifically covers a research path formally began in 2004 that is still in progress, about the concept of sonoplastia and its possibilities to produce sense in performance. In this perspective, beyond the referential function, the dramatic and the discursive instances that can be attributed to the sound effects are highlighted. Shaping as a report article presents complementary definitions for concepts such as music scene, word and spatialization to subsidize the central exhibition. KEYWORDS Sonoplastia, concept, sense.

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Biografia do Autor

César Lignelli, Universidade de Brasília

Professor da Área de Voz e Performance do Departamento de Artes Cênicas (CEN), do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-Arte) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

LIGNELLI, C. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. ouvirOUver, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 142–150, 2015. DOI: 10.14393/OUV13-v10n1a2014-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32065. Acesso em: 22 dez. 2024.