A metafisica do corpo - o corpo em sofrimento no teatro de Garcia Lorca
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV13-v10n1a2014-3Palavras-chave:
Metafísica, corpo, ator, dramaturgia, Garcia LorcaResumo
Este estudo tem por objetivo analisar questões ligadas a uma temática da metafísica do corpo. Dividido em três partes, ele tenta esclarecer de inicio os postulados de uma teologia católica que aprisiona os sentidos e releva os valores do racionalismo dominante o que produz uma espécie de desconexão de toda experiência sensorial. Em um segundo momento, vamos nos deter sobre a metafísica do corpo na busca de uma resposta e da interiorização dos sentidos a partir de uma visão e de estudos realizados por homens de teatro, como Artaud, Tadeusz Kantor, Jacques Lecoq e Peter Brook - para quem o corpo assume uma importância capital e para quem é preciso atingir o espírito, abandonando o princípio racional. A partir de nossa própria experiência acrescentaremos observações sobre a rigidez e a limitação que encontramos no corpo de atores com os quais trabalhamos. Após estas considerações entraremos na análise do corpo em sofrimento na obra de García Lorca. Na dramaturgia de Lorca, os seres são reais na representação de suas dores e no aprisionamento de seus corpos negados e condicionados por uma cultura cujo autoritarismo tem por função subjugar os seres. O espaço psicofísico do texto, condensado em sua própria função, acaba por gerar um mecanismo complicado na transposição literária deste corpo texto-personagem para o corpo-intenção do ator. RESUMÉ Cette étude a pour objectif d'analyser les questions qui nous font considérer la thématique liée à la métaphysique du corps. Partagée en trois parties, elle essaye d'éclaircir d'emblée les postulats d'une théologie catholique qui apprivoisent les sens et relèvent l'importance des valeurs du rationalisme dominant et qui ont produit une sorte de déconnexion de notre propre expérience sensorielle. Dans un second temps on s´attardera sur la métaphysique du corps, à la recherche d'une réponse et de l'intériorisation des sens à partir d'une vision et d´études réalisées pour des hommes de théâtre tels que Artaud, Tadeusz Kantor, Jacques Lecoq et Peter Brook, - pour qui le corps assume une importance capitale et pour qui il faut atteindre l´esprit et le manifester, tout en abandonnant le principe rationnel. A partir de notre propre expérience on ajoutera un rapport sur la rigidité et la limitation que l'on voit dans le corps des acteurs. Après ces considérations on rentrera dans l'analyse du corps en souffrance dans l'Å“uvre de García Lorca. Dans la dramaturgie de Lorca, les êtres sont réels dans la représentation de leurs douleurs et dans l'apprivoisement de leurs corps niés et conditionnés par une culture dont l'autoritarisme a pour fonction de subjuguer les êtres. L´ espace psychophysique du texte, condensé dans sa propre fiction, finit par générer un mécanisme compliqué dans la transposition littéraire de ce corps-texte-personnage pour le corps-intention de l'acteur. MOTS-CLES Métaphysique, corps, acteur, dramaturgie, García Lorca.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.