Universidade e experiências sobre a produção em dança na atualidade: o paradoxo artista-docente

Autores

  • Alexandre Donizete Ferreira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV14-v10n2a2014-6

Palavras-chave:

Artista-docente, ensino superior, universidade, dança.

Resumo

Este artigo pretende discutir sobre as potencialidades da formação superior em Dança e também da Arte como um dos lugares que se instaura a produção de conhecimento da área tanto no campo da obra artística quanto do ensino, o que vem estabelecer a atuação não somente do artista ou docente, mas do artista-docente que ocupa um lugar entre estes dois mundos, que são complementares e díspares. É preciso compreender este novo contexto, em que não se estabelece a presença de um diretor, coreógrafo, ou intérprete-criador de Cias, coletivos ou artistas independentes, mas se potencializa agente formador do híbrido que se instaura entre o contexto artístico e o ensino-aprendizagem, repercutindo no processo de formação humana enquanto indivíduo e coletivo que somos. ABSTRACT This paper aims to discuss about the potentialities of the higher education in Dance and Arts as one of the places that establish the knowledge production in the area, both in the field of artistic work as in teaching, which set the acting not only of the artist or the professor, but of the artist¬-professor who occupies a place between these two worlds that are complementary and diffe¬rent at the same time. What is required is to understand this new context, which not establishes the presence of the director, the choreographer, or the performer-creator of the Companies, col¬lectives or independent artists, but it is potencialized as an agent capable to produce hybridity that is established between both contexts, the artistic and the learning-teaching, influencing on the process of human development as individual and collectiveness that we are. KEYWORDS Artist-Professor, higher education, university, dance

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Donizete Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Artes da Cena (Instituto de Artes) e Mestre em Biologia Celular e Estrutural (Instituto de Biologia), ambos pela UNICAMP. Docente, pesquisador e atual coordenador do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Preparador corporal para artistas da cena. Atuante da Cena. Parecerista da Revista Pensar a Prática (FEFD). Coordenador do PIBID/Dança.

Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação (Faculdade de Educação). Mestre em Artes (Instituto de Artes), ambos pela UNICAMP. Docente e pesquisadora do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia. Editora setorial da revista Pensar a Prática da FEFD/UFG e da revista Arte da Cena da EMAC/UFG. Diretora Cênica. Preparadora corporal para artistas da cena. Coordenadora do PIBID/Dança.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

FERREIRA, A. D.; FIGUEIREDO, V. M. C. de. Universidade e experiências sobre a produção em dança na atualidade: o paradoxo artista-docente. ouvirOUver, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 256–267, 2015. DOI: 10.14393/OUV14-v10n2a2014-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32051. Acesso em: 20 maio. 2022.