O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação (3)

Autores

  • Isabel Marques

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV14-v10n2a2014-4

Palavras-chave:

Educaça, dança, artista, docente, contemporaneidade.

Resumo

Este artigo relê e ressignifica o trabalho de doutorado da autora, defendido em 1996, na Faculdade de Educação da USP no qual cunhou o termo artista/docente tratando de entendê-lo como uma rede de relações entre a arte, o ensino e a sociedade. Dezoito anos mais tarde, a autora parte do texto original da pesquisa para reconsiderar, questionar e ampliar conceitos hoje implícitos e implicados em sua prática artística. Este é o terceiro artigo da série: o que a arte pode aprender com a educação? tratando de imprimir um olhar á€s avessas na formação do artista. ABSTRACT This article revises the author´s doctoral research from 1996 at the University of São Paulo in which the concept of artist/teacher was launched trying to understand it in a interwoven net between dance, teaching and society. Eighteen years later, the author starts at the original research in order to reconsider, question and expand the concepts today inserted in her artistic practice. This is the third article of a series: what can art learn from education? trying to imprint a new way to understand the artist´s education. KEYWORDS Education, dance, artist, teacher, contemporary society.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Marques

Pedagoga pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre (hoje Trinity Laban) e doutora em Educaça

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

MARQUES, I. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação (3). ouvirOUver, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 230–239, 2015. DOI: 10.14393/OUV14-v10n2a2014-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32049. Acesso em: 26 jul. 2024.