Teatralidade, metateatralidade e ironia: aspectos modernos e pós-modernos
Resumo
O artigo apresenta uma proposta de análise do teatro na pós-modernidade, refazendo criticamente os caminhos modernistas que contribuíram para a eclosão de novas estruturas cênicas. A partir da conceituação teórica de teatralidade, metalinguagem (metateatralidade) e ironia - e os cruzamentos decorrentes da sua utilização -, tais elementos são enfatizados como condutores e problematizantes do jogo teatral pós-modernista. Aponta-se ainda a necessidade de empreender uma pesquisa em teatro que leve em conta a complexidade de todos os elementos do discurso teatral, numa mirada transdiciplinar além da clássica análise de conteúdo e forma da dramaturgia, ressaltando a crucial importância da recepção no fechamento do ciclo da comunicação teatral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.