O centenário de Balthus em Martigny
Resumo
A retrospectiva comemorativa dos cem anos de nascimento de Balthazar Klossowski (1908-2008); melhor conhecido como Balthus; realizada em Martigny, Suíça, oferece-nos uma rara e ampla visão de sua produção pictórica e gráfica, percebendo-se ali os modos pelos quais o artista dialogou, incessantemente, com os gêneros da Paisagem e do Retrato; singularizando-os em sua poética. Poética de certo modo fora dos paradigmas modernistas, sobretudo em sua insistência em torno da representação da figura humana, através de um realismo algo fantástico e de uma erótica deslocada e perturbadora. Esta sobrevivência de gêneros e modos expressivos aparentemente anacrônicos é, contudo, em Balthus, um elemento a mais de interesse, sendo estes supostos anacronismos relevantes não somente para a Historia da Arte mas intrínsecos à própria produção artística contemporânea, através de apropriações e absorções por vezes confessas e maduras, por vezes hesitantes e ingênuas, em um contexto no qual emergem mais uma vez o Retrato, o Auto-Retrato, a Paisagem, a História e a Alegoria, entre outros gêneros. Pela relevância tanto do conjunto da obra de Balthus reunida nesta retrospectiva, quanto da própria Fundação Pierre Gianadda, a referida mostra nos possibilita ainda, por sua expografia peculiar, vislumbrar novas possibilidades para o museu contemporâneo de arte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.