La utilización del espacio escenográfico y dispositivos del texto espectacular como reflejo de la posesión del saber en tres obras en contacto
Resumo
Em três obras, que surgem de concepções distintas acerca do teatro (Cándida de Bernard Shaw, 1895; A profissão de Mrs. Warren de Oscar Wilde, 1902; e A lição de Eugene Ionesco, 1951), apresenta-se um conflito em comum: a luta pela posse do conhecimento. O saber, posto em questão, é justamente aquele que pertence a um sujeito que também é questionado: o personagem feminino. Por isso propõe-se que, nos três casos e a partir de abordagens diferentes, o lugar do conhecimento da mulher é negado, ainda que ela sempre consolida, como outro que é, outro saber. Mas, além dos três dramaturgos traçar tematicamente certas questões em torno da problemática mencionada, também o fazem a partir da conjugação de elementos cênicos na montagem teatral, razão pela qual se considerará o texto teatral como uma unidade complexa. Todos estes aspectos (temáticos e espetaculares) em seu conjunto dão conta de uma ordem que faz silenciar aqueles que consideram inferiores, e que, portanto, não merecem ser ouvidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.