Inscrição do gesto: a caligrafia enquanto performance através de Paulo Lachenmayer
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-14Palavras-chave:
Design, Caligrafia, PerformanceResumo
O artigo discute a utilização de bases conceituais dos Estudos de Performance numa aproximação metodológica de pesquisa em Design. Valendo-se da ideia de que o método funcionalista amplamente empregado nas abordagens acadêmicas na área de Design não abarca a totalidade dos objetos pesquisados, delineia-se um processo alternativo, subjetivo, através da pesquisa do design caligráfico. Isso conduz a confirmação da hipótese de que um objeto de Design pode ter múltiplas dimensões, estruturando-se como espaços de sentido, como símbolos oriundos de ação reflexiva, de acordo com um cenário específico. Redirecionar o pensar Design, criando realidades sociais que são encenadas. Essa ação performática, entretanto, não vista como ilusão ou engano. Essas ficções oriundas dos gestos são uma abertura, um espaço onde o real e o imaginário se encontram, um lugar de interseção. Nesse intermeio, estaria o Design cumprindo seu papel de mediador simbólico.Downloads
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