Inscrição do gesto: a caligrafia enquanto performance através de Paulo Lachenmayer

Autores

  • Manuela Britto Taboada Queensland University of Technology, School of Design
  • Adriana Valadares Sampaio Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-14

Palavras-chave:

Design, Caligrafia, Performance

Resumo

O artigo discute a utilização de bases conceituais dos Estudos de Performance numa aproximação metodológica de pesquisa em Design. Valendo-se da ideia de que o método funcionalista amplamente empregado nas abordagens acadêmicas na área de Design não abarca a totalidade dos objetos pesquisados, delineia-se um processo alternativo, subjetivo, através da pesquisa do design caligráfico. Isso conduz a confirmação da hipótese de que um objeto de Design pode ter múltiplas dimensões, estruturando-se como espaços de sentido, como símbolos oriundos de ação reflexiva, de acordo com um cenário específico. Redirecionar o pensar Design, criando realidades sociais que são encenadas. Essa ação performática, entretanto, não vista como ilusão ou engano. Essas ficções oriundas dos gestos são uma abertura, um espaço onde o real e o imaginário se encontram, um lugar de interseção. Nesse intermeio, estaria o Design cumprindo seu papel de mediador simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Britto Taboada, Queensland University of Technology, School of Design

PhD, Professora de Design Visual na School of Design, QUT. Designer graduada pela EBA UFBa em 2004, Bacharel em Ciência da Computação pela UNIFACS em 1998, PhD pela University of New England em 2009. Pesquisa Design como Ferramenta Social, Design e Identidade, Design Activism, Tipografia e Comunicação Visual.

Adriana Valadares Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Designer graduada pela EBA UFBa em 1995, Especialista em Computação Gráfica pela UNIFACS em 1999, Mestre em Artes Visuais pela EBA UFBa em 2007 e Doutoranda em Design pela EBA UFBa sob orientação da profa. Dra. Maria Hermínia Olivera Hernandez. Pesquisa Tipografia, Filosofia do Design, Design enquanto campo simbólico e formas não tangíveis de Design

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

TABOADA, M. B.; SAMPAIO, A. V. Inscrição do gesto: a caligrafia enquanto performance através de Paulo Lachenmayer. ouvirOUver, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 432–447, 2016. DOI: 10.14393/OUV19-v12n2a2016-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31210. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Interfaces das Artes