A pintura como fotocópia

Autores

  • Niura Aparecida Legramante Ribeiro Instituto de Artes, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-10

Palavras-chave:

Pintura, Fotocópia, Fatura Gráfica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a pintura e suas interfaces com o meio fotográfico na produção plástica do artista Mário Röhnelt. Investigam-se as fontes visuais utilizadas no seu processo de criação, de que forma uma linguagem pode reverberar em outra e como a fotografia transformou o conceito de obra e de artista ao modificar a relação deste com o real. Trata-se de analisar as convenções pictofotográficas que são intencionalmente incorporadas nos trabalhos do artista, como a evidência da fatura da fotocópia que acaba por desafiar o sentido artesanal da pintura. Neste sentido, são consideradas as contribuições de autores como Laura Flores, Michel Frizot e Vilém Flusser, dentre outros, por abordarem determinadas questões sobre as convenções fotográficas.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

LEGRAMANTE RIBEIRO, N. A. A pintura como fotocópia. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 424–442, 2015. DOI: 10.14393/OUV17-v11n2a2015-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/31207. Acesso em: 28 nov. 2024.