Paisagens enclausuradas: imagens resultantes do contágio de meios analógicos e digitais

Autores

  • Lurdi Blauth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-3

Palavras-chave:

Imagem, gravura, fotografia, impressão.

Resumo

Este artigo aborda a produção de imagens na área da gravura, oriundas do contágio de procedimentos analógicos e digitais. As imagens resultantes desses contatos híbridos configuram uma outra visualidade e, no trânsito entre os diferentes meios, o acaso, a perda e a permanência são incorporados ao meu processo de criação artístico. O estudo aborda questões relacionadas à natureza de imagens cuja origem são fotografias digitais, que são gravadas em matrizes de cobre ‒ reconfigurando-se na materialidade de gravuras - e impressas tradicionalmente, nas quais, depois dessa etapa, são realizadas interferências com processos pictóricos.

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Biografia do Autor

Lurdi Blauth, Universidade Feevale

Artista plástica, professora, pesquisadora. Doutora em Artes Visuais, PPGAV, UFRGS/RS. Estágio Doutorado Université Pantheon-Sorbonne, Paris I, França. Atua nos cursos de Artes Visuais e no PPG de Processos e Manifestações Culturais; lider da pesquisa Imagem e Texto: inscrições e grafias em poéticas contemporâneas, Universidade Feevale Novo Hamburgo/RS, com apoio do CNPQ. Realiza exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. E-mail: lurdib@feevale.br / lurdiblauth@gmail.com

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

BLAUTH, L. Paisagens enclausuradas: imagens resultantes do contágio de meios analógicos e digitais. ouvirOUver, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 320–332, 2015. DOI: 10.14393/OUV17-v11n2a2015-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30670. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Interdito: fotografia e fabulação