The presence of ballet technique in Porto Alegre and its relation to european culture

Autores

  • Silvia Susana Wolff Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Nogueira Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julia Ziviani Vitiello Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV18-v12n1a2016-13

Palavras-chave:

Pesquisa em Artes

Resumo

O principal objetivo deste texto é investigar a técnica do ballet e sua presença em Porto Alegre, explorando sua relação com a cultura europeia. Este estudo inclui a trajetória do ensino do ballet na cidade de Porto Alegre, no século XX, e sua relação com a influência da cultura europeia no sul do Brasil. A pesquisa se caracteriza como qualitativa com o uso de fontes bibliográficas e da história oral, onde foram realizadas entrevistas com professores de ballet. O estudo detectou uma predominância de um ideal estético e uma mentalidade originados na metodologia de ballet europeia (especialmente através do método russo de ballet), herdado, no Brasil, através da colonização europeia e outras migrações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Susana Wolff, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Bacharelado em Dança, Universidade Federal de Santa Maria. Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação.

Aline Nogueira Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Curso de Licenciatura em Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação.

Julia Ziviani Vitiello, Universidade Estadual de Campinas

PhD in Education, State University of Campinas (UNICAMP); Master in Arts/Dance, New York University; professor at UNICAMP, active both in Graduate and Post Graduate courses at the Performing Arts Program from UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-13

Como Citar

WOLFF, S. S.; HAAS, A. N.; VITIELLO, J. Z. The presence of ballet technique in Porto Alegre and its relation to european culture. ouvirOUver, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 208–217, 2016. DOI: 10.14393/OUV18-v12n1a2016-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30022. Acesso em: 22 maio. 2022.