Materiais educativos para exposições de arte contemporânea: análise de duas experiências em Uberlândia

Autores

  • Luciana Arslan Universidade Federal de Ubeerlândia
  • Maria Celinda Cicogna Santos Universidade Católica de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV12-v9n2a2013-9

Palavras-chave:

Áudio guia, educação em museus de arte, mediação

Resumo

Esse artigo discute o uso de áudio guia e pranchas impressas em duas exposições de arte contemporânea realizadas na cidade de Uberlândia. Apresenta algumas ideias acerca da elaboração e do uso desses materiais educativos em exposições de arte: eles devem ser pensados juntamente com a expografia e considerar os públicos locais. Também, esse artigo, indica algumas possibilidades que podem otimizar o aproveitamento do público diante das obras de natureza eletrônica, digital. ABSTRACT This article discusses the application of audio and print guides in two contemporary art exhibitions in the city of Uberlândia. It presents some ideas on how to create and use these materials in the art galleries: they ought to be planned according to the expography and local visitors should be taken into consideration. Finally, this article suggests some procedures that can improve the public experience in relation to digital and video art works. KEYWORDS Audio guide, art education, museums education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Arslan, Universidade Federal de Ubeerlândia

Professora no Curso de Graduação e Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena estágios, ação educativa e mediação no Museu Universitário de Arte-(MunA). Doutora em Educação (USP) com bolsa de mobilidade internacional na Universidade de Barcelona; Mestre em Artes (UNESP) e graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina.

Maria Celinda Cicogna Santos, Universidade Católica de Uberlândia

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Museus pela Universidade Católica de Uberlândia (PUC- Uberlândia). Seu trabalho de conclusão da graduação foi sobre materiais educativos em espaços expositivos de arte.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Como Citar

ARSLAN, L.; SANTOS, M. C. C. Materiais educativos para exposições de arte contemporânea: análise de duas experiências em Uberlândia. ouvirOUver, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 302–313, 2015. DOI: 10.14393/OUV12-v9n2a2013-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/29412. Acesso em: 23 dez. 2024.