O dramático e o não-dramático na sombra da globalização: buscas por formas adequadas de resistência simbólica na dramaturgia brasileira

Autores

  • Stephan Baumgartel UDESC

Palavras-chave:

Dramaturgia. Dramático. Globalização.

Resumo

Partindo de uma discussão do significado da palavra "dramático" no contexto sócio-econômico contemporâneo, o ensaio indaga as relações entre as bases epistemológicas desse contexto e as formas dramáticas e não-dramáticas da dramaturgia escrita. Apresenta um breve esboço da situação da dramaturgia brasileira no fim da ditadura militar, para analisar três textos teatrais como exemplos de tentativas de crítica e até de resistência às mudanças econômicas chamadas de "globalização". São estes "Brasil S/A" de Antonio Ermírio de Moraes, "Preso entre Ferragens" de Fernando Bonassi e "Vida" de Márcio Abreu.

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Biografia do Autor

Stephan Baumgartel, UDESC

Stephan A. Baumgärtel possui mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia.

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Publicado

2014-10-27

Como Citar

BAUMGARTEL, S. O dramático e o não-dramático na sombra da globalização: buscas por formas adequadas de resistência simbólica na dramaturgia brasileira. ouvirOUver, [S. l.], v. 8, n. 1-2, p. p. 128–143, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/28097. Acesso em: 26 jul. 2024.