Praia 43: performance e a(r)tivismo

Autores

  • Glauco Ferreira UFSC
  • Renata Ferreira da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação - CED- UFSC

Palavras-chave:

Espaço-público, performance, experiência pedagógica e a(r)tivismo.

Resumo

Este texto se seguirá nas ondas de uma performance ocorrida no espaço público das ruas de Florianópolis para pensar ações de resistência e subversão política, experiência pedagógica, performance e suas relações com a pesquisa em âmbito acadêmico. Assim iniciaremos numa dinâmica de mistura, de mescla entre as "ondas" da performance PRAIA 43 e de retorno aos momentos de reflexão disparados no exercício de criação coletiva que se desenvolveu na dis¬ciplina de pós-graduação do curso de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina - Performance e Teatro1. Por que nós não podemos tomar o espaço público e dar a ele outra serventia? Neste passeio ao "ar livre" visitamos trabalhos como os de Bauman (2009), Schechner (1995) Langdon (1996, 2008 e 1999) e Peirano (2001) entre outros para refletir uma mudança significativa na forma e no direcionamento dos trabalhos e dos conceitos relaciona¬dos à performance em antropologia e arte. No campo artístico e teatral, propostas de Oliveira (2008), Schechner (1995), Carreira (2003), Pupo (2008) e Lehmann (2007) foram selecionadas de modo a dialogar com perspectivas que orientem modos de intervenção artística que trans¬cendam a mera representação para enfatizar às dimensões da experiência.

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Biografia do Autor

Glauco Ferreira, UFSC

Glauco Ferreira é Mediador/Educador em Artes Visuais e Antropólogo, é mestre em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/ UFSC. Graduado em Educação Artística

Renata Ferreira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação - CED- UFSC

Atriz-educadora, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Graduada em Educação Artística - Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Tem pesquisas e publicações nas áreas de metodologia do ensino e formação de professores/as.

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Publicado

2013-08-22

Como Citar

FERREIRA, G.; DA SILVA, R. F. Praia 43: performance e a(r)tivismo. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/23410. Acesso em: 25 dez. 2024.