Imponderável: as concepções de acaso e suas influências na composição musical contemporânea

Autores

  • Celso Luiz de Araujo Cintra Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Música contemporânea, acaso, aleatório, determinismo, indeterminismo, imponderável.

Resumo

O presente texto visa apresentar as concepções de acaso discutidas pelas ciências e filosofia. A partir das duas definições básicas de acaso, a determinista, que o considera como ignorância do observador e a indeterminista, que o considera como ontologicamente constituinte do real, adota-se o termo imponderável para tratar das diversas concepções decorrentes destas duas definições iniciais. A partir destas definições, relacioná-las com a composição musical contemporânea, mapeando como as realizações musicais se baseiam nestas concepções.

Biografia do Autor

  • Celso Luiz de Araujo Cintra, Universidade Federal de Uberlândia
    Compositor, doutorando em Musicologia pela USP, mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP, instituição em que também concluiu o Bacharelado em Composição e Regência, onde foi aluno de Edson Zampronha, Flo Menezes e Edmundo Villani-Côrtes. Pesquisa a obra do musicólogo francês Alain Daniélou, cujo trabalho se baseia no estudo de diversas músicas orientais, principalmente a música indiana. Atualmente é professor de Harmonia e Teoria da Música da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Como Citar

Imponderável: as concepções de acaso e suas influências na composição musical contemporânea. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12568. Acesso em: 7 abr. 2025.