Imponderável: as concepções de acaso e suas influências na composição musical contemporânea

Autores

  • Celso Luiz de Araujo Cintra Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Música contemporânea, acaso, aleatório, determinismo, indeterminismo, imponderável.

Resumo

O presente texto visa apresentar as concepções de acaso discutidas pelas ciências e filosofia. A partir das duas definições básicas de acaso, a determinista, que o considera como ignorância do observador e a indeterminista, que o considera como ontologicamente constituinte do real, adota-se o termo imponderável para tratar das diversas concepções decorrentes destas duas definições iniciais. A partir destas definições, relacioná-las com a composição musical contemporânea, mapeando como as realizações musicais se baseiam nestas concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Luiz de Araujo Cintra, Universidade Federal de Uberlândia

Compositor, doutorando em Musicologia pela USP, mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP, instituição em que também concluiu o Bacharelado em Composição e Regência, onde foi aluno de Edson Zampronha, Flo Menezes e Edmundo Villani-Côrtes. Pesquisa a obra do musicólogo francês Alain Daniélou, cujo trabalho se baseia no estudo de diversas músicas orientais, principalmente a música indiana. Atualmente é professor de Harmonia e Teoria da Música da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Como Citar

CINTRA, C. L. de A. Imponderável: as concepções de acaso e suas influências na composição musical contemporânea. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12568. Acesso em: 26 jul. 2024.