O Teatro Aplicado em questão - abrangência, teoria e o uso do termo

Autores

  • Marina Henriques Coutinho Universidade Federal do Esatdo do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Teatro e comunidade, Teatro aplicado, pedagogia do teatro

Resumo

Um fenômeno constatado aqui no Brasil e em outras partes do mundo tem levado o teatro a inúmeros contextos. Uma grande diversidade de práticas teatrais alarga o campo da Pedagogia do Teatro e exige que as pesquisas acadêmicas ampliem seus focos de interesse. O artigo pretende refletir sobre a abrangência da área da pedagogia teatral hoje, além de trazer para discussão o termo que ganha destaque internacional - applied theatre/ teatro aplicado. Publicações recentes, em língua inglesa, revelam que a busca pela compreensão da pluralidade de iniciativas, nomenclaturas, métodos etc. é compartilhada por pesquisadores também de outros países. Em vários lugares do mundo, a academia tenta responder, com maior ou menor agilidade, à emergência dessa grande diversidade de práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Henriques Coutinho, Universidade Federal do Esatdo do Rio de Janeiro

Marina Henriques Coutinho é Professora do Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

COUTINHO, M. H. O Teatro Aplicado em questão - abrangência, teoria e o uso do termo. ouvirOUver, [S. l.], v. 8, n. 1-2, p. p. 110–127, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12498. Acesso em: 17 jul. 2024.