Arte Cinética e linguagem matemática: os desafios interdisciplinares de Jesús Soto

Autores

  • Mariela Brazón Hernández Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Arte Cinética, Arte e Ciência, Arte e Matemática, Jesús Soto, Arte Latino-americana.

Resumo

Este artigo aborda os diálogos que o artista Jesús Soto — pioneiro da arte cinética — estabelece com a linguagem matemática, movido pelo desejo de atingir a máxima objetividade no processo criativo e de garantir à obra um alcance universal. Objetividade e universalidade são valores que Soto persegue ao longo da sua produção, impulsionado, basicamente, por uma confiança plena na ciência e nos seus princípios reitores. Assim, a matemática instaura-se como um importante recurso estrutural que o ajuda a gerar imagens independentes do seu universo subjetivo. Mais ainda, Soto insiste em concretizar a obra mediante uma linguagem que considera compreensível por todos (a abstração), e trabalha para que ela seja apreendida em seus aspectos mais essenciais. Para satisfazer os requerimentos de universalidade e objetividade, o artista apóia certos passos do processo criativo em fórmulas e relações matemáticas predefinidas ou em parâmetros gerados aleatoriamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariela Brazón Hernández, Universidade Federal da Bahia

professora adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Possui Bacharelado em Computação - Universidad Central de Venezuela (1989), Bacharelado em Artes - Universidad Central de Venezuela (1998), Mestrado em Artes Visuais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Artes Visuais - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: relações entre arte e ciência, arte cinética e arte latino-americana.

Downloads

Publicado

2011-04-12

Como Citar

HERNÁNDEZ, M. B. Arte Cinética e linguagem matemática: os desafios interdisciplinares de Jesús Soto. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12301. Acesso em: 26 jul. 2024.