A leitura da obra de arte sob uma perspectiva hermenêutica

Autores

  • Sônia Regina Albano de Lima UNESP
  • Maria Elisa Risarto Escola Municipal de Música - SP

Palavras-chave:

Leitura, hermenêutica, processo interpretativo.

Resumo

O presente artigo traz para o conceito de leitura nas artes, uma análise hermenêutica. A fundamentação teórica do texto pautou-se basicamente nos escritos de H. G. Gadamer, L. Pareyson, e Lima. As autoras, baseadas em pressupostos hermenêuticos, admitem que as artes também são formas de linguagem produzidas pelo homem, e, portanto, têm um sentido de comunicabilidade, ainda que diferenciado da linguagem verbal. A partir dessa análise, objetiva-se atribuir ao conceito de leitura nas artes, uma ampliação significativa. Com isso, observa-se que os intérpretes no processo de execução artística assumem a posição de co-criadores e co-participantes da obra, atualizando-a constantemente, sem ferir o princípio de fidelidade artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina Albano de Lima, UNESP

Doutora em Comunicação e Semiótica, área de Artes (PUC-SP). Pós-graduada em práticas instrumentais e música de câmara (FMCG). Bacharel em Direito.

Maria Elisa Risarto, Escola Municipal de Música - SP

Mestre em Música pelo IA-UNESP, com a dissertação: A Leitura à primeira vista e o ensino de piano. Pós-graduada em Práticas Instrumentais (Piano) pela FMCG. Especialista em Interpretação Musical pela FMCG. Bacharel em Economia pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2011-04-12

Como Citar

DE LIMA, S. R. A.; RISARTO, M. E. A leitura da obra de arte sob uma perspectiva hermenêutica. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12297. Acesso em: 8 ago. 2022.