Usos ideológico e político da categoria gênero

distorções que impactam o trabalho na/da educação e o direito de existir

Autores

  • Ana Laura da Silva Castro UFTM
  • Leandra Domingues Silvério UFTM

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-11

Resumo

No artigo, analisamos o processo de aprovação da Emenda n. 83/2015 à Lei Orgânica do Município de Uberaba-MG, cujo dispositivo visou impedir a aplicação de temáticas diversas e possíveis relacionadas à categoria gênero nas escolas municipais. Privilegiamos a análise de diferentes fontes articuladas à bibliografia atualizada do tema.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Educação. História. Uberaba-MG.

Biografia do Autor

  • Ana Laura da Silva Castro, UFTM

    Licenciada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bacharela em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Servidora técnico-administrativa na UFTM. E-mail: analaurascastro@hotmail.com.

  • Leandra Domingues Silvério, UFTM

    Doutora e Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa de estudo Capes e CNPq respetivamente. Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Departamento de História da UFTM. E-mail: leandra.silverio@uftm.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero, Educação, Trabalho

Como Citar

Usos ideológico e político da categoria gênero: distorções que impactam o trabalho na/da educação e o direito de existir. (2022). Caderno Espaço Feminino, 35(1), 191-220. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-11