Os gêneros das TICs
os empregos e o protagonismo feminino
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-3Resumo
O artigo discute a atual configuração da presença feminina nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Brasil, sob dois pontos de vista: as estatísticas da participação das mulheres no mercado de trabalho e a atuação de iniciativas, grupos ou coletivos femininos que visam divulgar as TICs junto a mulheres e meninas e incentivá-las a estudar e trabalhar nessa área. Concluiu-se que, se a masculinidade persiste no mercado de trabalho das TICs, os grupos estudados desempenham a importante função de acolher as mulheres e conscientizá-las sobre as desigualdades de gênero e raça que perpassam nossa sociedade e, ao mesmo tempo, de abrir-lhes novas e promissoras possibilidades de estudo e de trabalho. Nesse sentido, se caracterizam como espaços de resistência feminina.
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres em Profissões Masculinas. Trabalho e Gênero nas TICS. Grupos ou Coletivos Femininos. Protagonismo Feminino.