Diálogos entre a Arte, a História, a Política e os Feminismos: a performance como um artefato explosivo
Resumo
Resumo
A arte, e a história da arte, consistem em discursos igualmente atravessados pelo poder. Pensada como instrumento e efeito de poderes e resistências, a arte funciona também para o exercício do cuidado si e da liberdade. Do ponto de vista das teorias feministas, a arte feita por mulheres incita o enfrentamento direto ao patriarcado e seus dispositivos em operação disseminados no mundo social, na medida em que questiona vetores dominantes da cultura, e seus efeitos confinadores, também considerados como aprisionamentos da subjetividade. Na perspectiva de explorar o debate nos interstícios da história, da arte e dos feminismos, e se praticar as possibilidades analíticas com uso de ferramentas conceituais foucaultianas, neste artigo, busca-se discutir a performance e analisar aspectos políticos, estéticos e sociais, na obra de três autoras brasileiras: Civone Medeiros, Fernanda Magalhães e Sue Nhamandu.
Palavras-chave: Arte. Performance. Biopolítica História. Feminismos.
Abstract
Art, also History of Art, consist in discourses intersected by power. As an instrument and affect os power and resistances, art works also operate for someone's care and people's freedom. From a feminist point of view, if made by women, art incites different attempts to tackle patriarchy and its multiple diffused mechanisms, as it interrogates dominant vectors of culture and their aim to constrain or imprison subjectivities. In order to instigate the debate, focusing relations among history, art and feminisms, this article is an effort to discuss performance, its political, aesthetical, social functions through an analysis of three works developed by the Brazilian performers: Civone Medeiros, Fernanda Magalhães e Sue Nhamandu.
Keywords: Art. Performance. Biopolitics. History. Feminisms.