Por um currículo que intercepte saberes, promova

Autores

  • Marta Regina Alves Pereira

Resumo

Na escola, o currículo ancora saberes que deverão servir de referência às ações das/os professoras/es, contribuindo sobremaneira na construção identitária de alunos/as. Esse trabalho é decorrente de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia que procurou investigar os saberes e práticas docentes entre as crianças que rompem com uma suposta normatividade de gênero, na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Nossa preocupação foi procurar responder às seguintes questões: O que pensam as professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental sobre as relações de gênero na infância? Quais são as informações/orientações prescritas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN/infantil) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) referentes a sexualidade e gênero? Como pensar o currículo quando a preocupação em legitimar as diferenças, é central? Questionários, entrevistas e análise documental foram os instrumentos metodológicos escolhidos. O RCN/infantil e os PCN foram vistos como documentos que apresentam a regra, a norma, os saberes hegemônicos sobre como construímos nossa identidade de gênero. No entanto, na escola, as crianças transgridem as fronteiras identitárias, rompem as regras desde a Educação Infantil, desafiando nossos saberes. Nas afirmações sobre as crianças que contrariam as expectativas hegemônicas de expressão da masculinidade/feminilidade, as professoras se posicionaram pela associação entre sexo, gênero e sexualidade, como se fossem categorias intrinsecamente relacionadas e contínuas, concepção que ao longo desse trabalho, procuramos desconstruir.

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Publicado

2007-05-03

Como Citar

Pereira, M. R. A. (2007). Por um currículo que intercepte saberes, promova. Caderno Espaço Feminino, 15(18). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/38

Edição

Seção

Artigos