"NASCEM AS ROSAS ENTRE OS ESPINHOS": a participação da mulher no movimento operário no Brasil e na Argentina

Autores

  • Raquel Paz dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade de Santo Amaro

Resumo

O presente estudo analisa a participação da mulher no movimento operário no Brasil e na Argentina entre 1890-1940. A presença feminina foi significativa em assembleias, comícios ou jornais incitando as trabalhadoras a se unirem contra a exploração de seus patrões, mesmo com as fortes barreiras impostas pelas lideranças sindicais.

Palavras-chave: mulher; trabalho; movimento operário; Brasil; Argentina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Paz dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade de Santo Amaro

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UNISA, Pós-Doutorado em História pela UFRJ, Doutora em História pela UFF. Coordenadora da Red de Estudios Internacionales de America Latina (www.redeial.com.ar). E-mails: raquelpaz@ig.com.br ou raquelpazdossantos@terra.com.br. Este estudo foi originalmente apresentado no II Seminário Internacional Mundos do Trabalho no CPDOC\FGV ( de 27 a 30 de novembro de 2012). 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Santos, R. P. dos. (2015). "NASCEM AS ROSAS ENTRE OS ESPINHOS": a participação da mulher no movimento operário no Brasil e na Argentina. Caderno Espaço Feminino, 28(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/28361

Edição

Seção

DOSSIÊ