Meninas pra lá, meninos pra cá: a experiência de escolarização na Província de Goiás
Resumo
No presente artigo, enfocamos a experiência de escolarização de meninas e meninos na Província de Goiás. Tendo como suporte básico uma fotografia da classe mista de Mestra Inhola, procuramos mostrar como a escola operou na produção/reprodução da partilha cultural de gênero, que divide corpos os e os opõe entre si e responde pelas relações assimétricas entre os sexos. Além dessa fonte, recorremos a um aporte documental, formado por leis, regulamentos, relatórios e mensagens presidenciais que nos permitiram acessar condições de produção do atendimento escolar na província, vincado pelo propósito civilizador e pela lógica binária de gênero. Analisamos algumas estratégias e técnicas discursivas mobilizadas na/pela legislação escolar de modo a modelar, a produzir corpos dóceis e úteis, isto é, educados e civilizados segundo a perspectiva da partilha desigual de gênero: meninas pra lá, meninos pra cáDownloads
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Como Citar
Muniz, D. do C. G., & Sant, T. F. (2010). Meninas pra lá, meninos pra cá: a experiência de escolarização na Província de Goiás. Caderno Espaço Feminino, 23(1/2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/12236
Edição
Seção
Dossiê: Corpos, identidades, singularidades em movimento