Irmãs do Inhame: a saúde mental como pratica de resistência

Autores/as

  • Mariana Bomfim Sousa Ferreira Universidade Federal do ABC
  • Bruna Mendes Vasconcelos Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v37n1-2024-16

Resumen

A presente submissão é de uma resenha do livro Irmãs do Inhame, de bell hooks, não havendo portanto um resumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Bomfim Sousa Ferreira, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2021). Atuou como arte educadora no SESC/SP. Atualmente é professora de Sociologia no Senac SP - Nações Unidas e já atuou como docente no Governo do Estado de São Paulo. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC com a pesquisa: Os efeitos psicossociais da solidão em mulheres negras moradoras de Cidade Tiradentes.

Bruna Mendes Vasconcelos , Universidade Federal do ABC

Professora da Universidade Federal do ABC (Ufabc) e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (NEG/UFABC). Professora colaboradora do Programa de pós-graduação em ciências humanas e sociais da UFABC. Doutora e Mestra em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui também Mestrado em Gênero e Política de Igualdade pela Universidade de Valencia (Espanha) e Especialização em Economia Solidária e Tecnologia Social na América Latina (Unicamp). É formada como Engenharia de Alimentos pela Unicamp (2005), e de 2007 a 2013 atuou como pesquisadora-extensionista na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp (ITCP/Unicamp). Faz parte da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS) e é integrante do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos da Associação de Universidades do Grupo Montivideo . Tem experiência na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade, com ênfase em Ciência e Tecnologia e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, sexualidades, decolonialidade, trabalho e autogestão e tecnologia social. 

Publicado

2024-11-30

Cómo citar

Bomfim Sousa Ferreira, M., & Mendes Vasconcelos , B. (2024). Irmãs do Inhame: a saúde mental como pratica de resistência . Caderno Espaço Feminino, 37(1), 1–7. https://doi.org/10.14393/CEF-v37n1-2024-16

Número

Sección

Resenha