Domesticidade e maternagem como subversão poético-política:

analisando a obra de Clarice Gonçalves

Autores/as

  • Marta Mencarini Guimarães UNB

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n2-2022-9

Resumen

O presente artigo[1] tem como objetivo, estabelecer um diálogo com a produção acadêmica feminista, trafegando por proposições das historiadoras Griselda Pollock na relação entre o sistema de saber-poder baseada no gênero e a construção cultural dos conceitos de feminilidade e domesticidade, bem como, a invisibilidade e o silenciamento de artistas mulheres na história da arte. Serão considerados os apontamentos de Simone de Beauvoir sobre ser e tornar-se mulher e a sexualidade feminina, bem como, a domesticidade como subversão em Luana Tvardovskas e a maternagem como condição política em Bell Hooks e Roberta Barros. A partir da investigação e recorte da produção artística e entrevistas com a artista Clarice Gonçalves, abordamos os conceitos de domesticidade e maternagem como estratégia de subversão na produção artística contemporânea e seus desdobramentos poéticos-políticos.

PALAVRAS-CHAVE: Domesticidade. Maternagem. Arte Contemporânea. Clarice Gonçalves

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Mencarini Guimarães, UNB

Doutoranda em Arte pela Universidade de Brasília UNB, na linha de Poéticas Transversais com bolsa CAPES, orientação Dra. Maria Beatriz de Medeiros (UNB) e co-orientação Dra. Silvana Barbosa Macedo (UDESC). Desenvolve pesquisas sobre feminismos e maternagem na arte contemporânea. Tem experiência na área de artes, transitando pela história da arte, pintura, fotografia, performance, intervenção urbana, arte tecnologia e vídeo. Co-coordenadora da Coletiva e Mapeamento Arte e Maternagem (AeM), integrante do Coletivo Matriz e do Grupo Mesa de Luz. Brasil.

Publicado

2023-03-20

Cómo citar

Guimarães, M. M. (2023). Domesticidade e maternagem como subversão poético-política:: analisando a obra de Clarice Gonçalves. Caderno Espaço Feminino, 35(2), 115–129. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n2-2022-9

Número

Sección

Dossiê Temático: Mulheres, Parto e Maternidades