Apresentação

Autores/as

  • Maira Abreu Université Paris 8 Saint-Denis-Vincennes
  • Rafaela Cyrino Peralva Dias Universidade Federal de São João Del Rei
  • Patrícia Vieira Trópia Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v34n2-2021-2

Resumen

Em um contexto de crise e de acirramento das desigualdades, presencia-se, no seio das reflexões e da militância feminista, um novo interesse por perspectivas marxistas e materialistas. Os feminismos materialistas foram uma dessas perspectivas para as quais diversos trabalhos atuais se voltaram em busca de novas perspectivas teóricas e políticas e de um referencial que permitisse pensar os aspectos materiais da dominação. Este dossiê visa a reunir estudos teóricos e empíricos produzidos na América Latina que mobilizam, dialogam ou adotam conceitos e problemáticas oriundas dessas reflexões. O objetivo é pensar também como se configuraram as múltiplas recepções dessas teorias originalmente formuladas num contexto histórico, político e teórico distinto da realidade latino-americana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maira Abreu, Université Paris 8 Saint-Denis-Vincennes

Professora temporária (Attaché temporaire d'enseignement et de recherche) na Université Paris 8 Saint-Denis-Vincennes. É vinculada ao GTM-Cresppa (Genre travail, mobilités. Centre de recherche. Centre de recherches sociologiques et politiques de Paris).

Rafaela Cyrino Peralva Dias, Universidade Federal de São João Del Rei

docente da Universidade Federal de São João Del Rei. É vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Patrícia Vieira Trópia, Universidade Federal de Uberlândia

docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2022-03-16

Cómo citar

Abreu, M. ., Dias, R. C. P. ., & Trópia, P. V. . (2022). Apresentação. Caderno Espaço Feminino, 34(2), 5–14. https://doi.org/10.14393/CEF-v34n2-2021-2

Número

Sección

Dossiê Temático: Feminismos materialistas: recepções latino-americanas