«De Mulheres e de Estroinices»: Presença Feminina e Decadência Romântica n'Os Maias de Eça de Queiroz
Resumen
Resumo
Os Maias, texto tradicionalmente considerado pela maioria dos críticos como realista-naturalista e o melhor romance de José Maria Eça de Queiroz, há uma postura anti-romá‚ntica em todos os sentidos (literário, social e nacional) e distingue-se também por um "catálogo" quase misógino de figuras femininas romá‚nticas e, portanto, moral e fatalmente falhas. Na interseção textual do Romantismo como prática e ideologia decadentes, e a mulher como figura romá‚ntica e força provável detrás dessa decadé‚ncia, este trabalho explora as maneiras pelas quais Os Maias como "Projeto Romá‚ntico de Destruição" também faz das personagens mulheres suas mais eficazes agentes: As mulheres são figuras que atuam no espaço antitético, desencantado e imoral duma nação portuguesa em falé‚ncia; e, como tais, personificam na maioria dos casos os males, contágios e excessos do Romantismo.
Palavras-chave: Eça de Queiroz. Os Maias. Romantismo. Realismo. Protagonismo Feminino.
Abstract
Os Maias, a text traditionally regarded by most critics as realist-naturalistic and the best novel by Jose Maria Eça de Queiroz, has an anti-romantic stance in all senses (literary, social and national), and it is also distinguished by a quasi-misogynist "catalog" of romantic —and therefore morally, fatally flawed— female figures. In the textual intersection of Romanticism as a decadent practice and ideology, and woman as romantic figure and likely force behind this decadence, this essay explores the ways in which Os Maias as "Romantic Destruction Project" makes women its most effective agents: Women are figures enacting the antithetical, disenchanted, and immoral space of a bankrupt Portuguese nation; and as such, they personify in most cases the evils, contagion and excesses of Romanticism.
Keywords: Eça de Queiroz. The Maias. Romanticism. Realism. Female Protagonism.