Gênero, patriarcado, educação e os parâmetroscurriculares nacionais

Autores/as

  • Vicente Augusto Aquino Figueiredo UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a relaçãoentre gênero e a educação, e como este tema é apresentadonos Parâmetros Curriculares Nacionais. Inicialmente, dis-cute-se o por quê da ausência da temática de gênero nocurrículo dos cursos de formação de professores. Para tan-to, o conceito de gênero e o de patriarcado, como também,o papel reprodutor da instituição são apresentados. Em se-guida, é feita uma breve revisão bibliográfica visando es-clarecer o conceito de gênero, situando-o a partir de umquadro teórico-metodológico articulado com as questõesde classe e raça/etnia, com as quais se encontra enovela-do. Paralelamente, discute-se a construção da categoriapatriarcado, como a forma pela qual, historicamente, ogênero é vivenciado. Finalmente, abre-se para o debate dasquestões de gênero e o papel reprodutivo da instituição es-colar a partir da maneira parcial, secundária e lacunar emque aparece no tema transversal Orientação Sexual, nosParâmetros Curriculares Nacionais.

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Biografía del autor/a

Vicente Augusto Aquino Figueiredo, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestre em História pela PUC

Cómo citar

Figueiredo, V. A. A. (2010). Gênero, patriarcado, educação e os parâmetroscurriculares nacionais. Caderno Espaço Feminino, 21(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/3687

Número

Sección

Dossiê: Gênero, educação e literatura.