GÊNERO E MÍDIA: As representações sociais do feminino na publicidade das revistas Nova e Playboy
Resumen
Resumo
 Este artigo pretendeu estabelecer relações entre as construções sociais do feminino e as representações visuais das mulheres, buscando compreender as continuidades e descontinuidades que permeiam essas relações. Para tanto, tomaram-se como objeto de estudo as imagens publicitárias das mulheres veiculadas e refletidas pelas revistas Nova e Playboy ao longo da década de 2000 a 2009. Partindo de procedimentos metodológicos baseados em Mota-Ribeiro (2005), Fairclough (2001) e Carrascoza (1999), os resultados das análises demonstraram que o discurso publicitário de ambas as revistas se mantém conservador ao construir o feminino atrelado à beleza, ao sexo, à reprodução, à maternidade e ao lar, representações sociais inerentes à sociedade androcêntrica.
Palavras-chave: Gênero. Mídia. Imagem. Representações Sociais.
Abstract
 This paper intended to establish relationships between social constructions of femininity and visual representations of women, in order to comprehend the continuities and discontinuities which permeate such relationships. For that, we have taken, as object of study, publicity images of women transmitted and reflected by Nova and Playboy magazines throughout the decade from 2000 to 2009. Starting from methodological procedures based on Mota-Ribeiro (2005), Fairclough (2001) and Carrascoza (1999), results showed that advertising discourse of both magazines remains conservative when constructing femininity connected to beauty, sex, reproduction, maternity and home, social representations inherent to androcentric society.
Keywords: Gender. Media. Image. Social Representations.