A Mulher do Padre: pecado e transgressão na Baixa Idade Média Portuguesa

Autores/as

  • Edlene Oliveira Silva Universidade de Brasília

Resumen

Na sociedade portuguesa da Baixa Idade Média, nos séculos XIV e XV, o concubinato clerical foi definido pelas leis civis como um crime gravíssimo que podia receber penalidades que iam desde o degredo até a pena de morte. Apesar da Igreja considerar as concubinas de padres as verdadeiras culpadas pelo desvio dos religiosos, elas estavam sob jurisdição régia e tinham as suas punições estabelecidas nas Ordenações Afonsinas (1446). O código jurídico afonsino é um documento precioso para se conhecer a perseguição empreendida pelo poder real as concubinas de padres na Idade Média lusa e o imaginário medieval. Palavras Chaves: Concubinato Clerical, sexualidade, relações de gênero, Idade Média Portuguesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edlene Oliveira Silva, Universidade de Brasília

Professora do Cuirso de Especialização em História Cultura da Universidade de Brasilia. Autora da tese "Entre a batina e a aliança: das mulheres de padres do medievo ao Movimento de Padres Casados no Brasil Atual"

Publicado

2011-04-01

Cómo citar

Silva, E. O. (2011). A Mulher do Padre: pecado e transgressão na Baixa Idade Média Portuguesa. Caderno Espaço Feminino, 23(1/2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/2151

Número

Sección

Dossiê: Corpos, identidades, singularidades em movimento