Os ovários e o útero conduzem as mulheres? Como a medicina justificou o lugar da mulher na sociedade em função dos seus órgãos reprodutivos.

Autores/as

  • Patricia de Freitas

Resumen

Revistas médicas são arcabouços de agentes especializados. Neste espaço foram analisados artigos escritos por médicos e anúncios de medicamentos que, de certa forma, serviam de ilustração para seus discursos. Textos e anúncios lidos, buscando em suas minúcias a fórmula dada pela medicina para estabelecer lugares específicos para as mulheres em sociedade. Artigos e propagandas que circulavam na Revista de Ginecologia e d´Obstetrícia entre 1925 - 1970 evidenciavam como o útero e os ovários foram correlacionados a exclusiva condição de mãe a que todas as mulheres estariam fadadas a desempenhar, daí a especificidade da anatomia de seus corpos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia de Freitas

Professora da Rede Pública. Graduada em História e Pedagogia, Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pesquisadora colaboradora do IEG/UFSC.

Publicado

2013-10-22

Cómo citar

Freitas, P. de. (2013). Os ovários e o útero conduzem as mulheres? Como a medicina justificou o lugar da mulher na sociedade em função dos seus órgãos reprodutivos. Caderno Espaço Feminino, 26(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/13312

Número

Sección

DOSSIÊ