Construindo capital universitário
Uma análise do padrão de carreira de docentes negras na UFABC
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-3Palabras clave:
Capital Cultural, Mulheres Negras, Universidade.Resumen
O presente trabalho trata da presença de negros na docência do ensino superior no Brasil. Particularmente, caracteriza o padrão de carreira de mulheres negras docentes do quadro efetivo da Universidade Federal do ABC, a partir da contribuição teórica de Pierre Bourdieu e pesquisadores das relações étnico raciais.
Referencias
BARRETO, Paula Cristina da Silva, RIOS, Flávia, NEVES, Paulo Sérgio da Costa e SANTOS, Dyane Brito Reis. A produção das ciências sociais sobre as relações raciais no Brasil entre 2012 e 2019. São Paulo. 2021.
HEILBORN, Maria Luiza, Araújo, Leila, Barreto, Andreia (Org.) Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.
BIROLI, F.; QUINTELA, D. F. Divisão sexual do trabalho, separação e hierarquização. Brasília. 2020.
BOLTANSKI, Luc, L'espace positionnel : multiplicité des positions institutionnelles et habitus de classe. Revue française de sociologie. França.2018.
BOURDIEU, Pierre. Homo Acadêmicus. Santa Catarina. 1992, UFSC, p. 115;
BOURDIEU, Pierre. O Oficio de Sociólogo. Petrópolis. 2010, p. 24;
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital. Paris. 1979, p.2 e 3;
BRASIL, Resumo técnico do Censo da Educação Superior. 2022. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-superior-2022
BRASIL, IBGE. 2022. Disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/.
CAMPOS, Luiz Augusto. Dossiê - desafios analíticos da sociologia do racismo no brasil. Tempo Social. São Paulo. 2024, p. 19;
OLIVEIRA, Regimeire Maciel. A questão racial na Universidade Federal do ABC: um debate apoiado nos concursos docentes. Contemporânea, 2020. p. 1334.
OBSERVATÓRIO da Branquitude. Disponível em https://observatoriobranquitude.com.br/pesquisa-o-retrato-das-diferencas-no-acesso-a-escolaridade-entre-mulheres-negras-e-brancas/.
RIOS, Flávia Mateus. Raça e cor no Brasil contemporâneo, oportunismo político e tendência histórica. Revista de Antropologia. São Paulo. 2014, p. 193;
SANTOS, Jaqueline, CARNEIRO Suelaine. Enfrentar o Racismo e o sexismo para a reconstrução da política educacional em uma perspectiva interseccional: a proposta das mulheres negras. Educação e Sociedade. Campinas. 2024.p. 3;
SANTOS ES, GOMES NL, SILVA GM, BARROSA RCS. Racismo institucional e contratação de docentes nas universidades federais brasileiras. Educação e Sociedade. Campinas. 2021, p. 11.
WACQUANT, Loic, Poder simbólico e fabricação de grupos: Como Bourdieu reformula a questão das classes, Journal
of Classical Sociology. Paris. 2013, p.88 e 89.