Construindo capital universitário

Uma análise do padrão de carreira de docentes negras na UFABC

Autores/as

  • Lidiane Soares Rodrigues UFABC
  • Priscila Araújo Cardoso dos Santos UFABC

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-3

Palabras clave:

Capital Cultural, Mulheres Negras, Universidade.

Resumen

O presente trabalho trata da presença de negros na docência do ensino superior no Brasil. Particularmente, caracteriza o padrão de carreira de mulheres negras docentes do quadro efetivo da Universidade Federal do ABC, a partir da contribuição teórica de Pierre Bourdieu e pesquisadores das relações étnico raciais.

Biografía del autor/a

  • Lidiane Soares Rodrigues, UFABC

    Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC) (PCHS/desde jan/2024), onde é professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) e membra do Conselho Editorial da EDUFABC (desde jan/2023). Visiting Professor Sênior na Columbia University (NYC/EUA), sob supervisão de Marcelo Medeiros (em 2024), na Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay, sob supervisão de Frédéric Lebaron (em 2023) e Brown University (Providence/EUA), sob supervisão de James Green (em 2021) - com auxílio Capes-Print. Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) (2014). Membra do Committee Board do Grupo de Trabalho em História da Sociologia da ISA (Research Committee on the History of Sociology / International Sociological Association). Membra de dois projetos Capes-Cofecub na área de Sociologia: "Globalização das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituições, temáticas (1990-2018)"; "Sociologia franco-brasileira dos intelectuais e da cultura". Coordenadora do GT "Sociologia da Sociologia", da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Materialismo do Simbólico" (MASIM) e pesquisadora dos seguintes : Núcleo de Sociologia da Cultura (NSC/USP), Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU/Unicamp); Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC/USP). Membra do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que atua na pós-graduação desde 2019 (na graduação, entre 2015-2022). Desenvolve pesquisas na área de Sociologia dos Intelectuais e da Cultura, Pensamento Social Brasileiro, História das Ciências Sociais e Sociologia da Sociologia (com ênfase nas temáticas: circulação transnacional de ideias, pessoas e bens simbólicos; Brasil-França; Marx no Brasil; indústria cultural)

  • Priscila Araújo Cardoso dos Santos, UFABC

    Jornalista, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Referencias

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Publicado

2025-10-17

Número

Sección

Trajetórias Acadêmicas, exclusão e presença de mulheres negras na universidade

Cómo citar

Construindo capital universitário: Uma análise do padrão de carreira de docentes negras na UFABC. (2025). Caderno Espaço Feminino, 38(1), 9-22. https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-3