Mulheres e Política no Brasil: trajetos e perspectivas sobre a Lei de Cotas de Gênero

Autores

  • Antônio Lopes de Almeida Neto Universidade de Pernambuco.
  • Caio Emanuel Brasil Fortunato Universidade de Pernambuco.
  • Fernando da Silva Cardoso Universidade de Pernambuco.

Resumo

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho consiste em analisar em que medida a lei de cotas de gênero tem sido eficaz na ascensão de mulheres na política. A análise aponta para a constatação de que o dispositivo legal sobre as cotas de gênero tem encontrado óbices político-burocráticos em sua afirmação, especialmente no que diz respeito a questões mais amplas que permeiam as relações de gênero na esfera pública.

Palavras-chave: Direito. Política. Cotas de Gé‚nero.

Abstract

The general objective of this paper is to analyze the extent to which the gender quota law has been effective in the advancement of women in politics. The analysis points to the finding that the legal provisions on gender quotas have found political-bureaucratic obstacles in their affirmation, especially with regard to broader issues that permeate gender relations in the public sphere.

Key-words: Law. Politic. Gender Quotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Lopes de Almeida Neto, Universidade de Pernambuco.

Graduando em Direito pela Universidade de Pernambuco

Caio Emanuel Brasil Fortunato, Universidade de Pernambuco.

Graduando em Direito pela Universidade de Pernambuco

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco.

Doutorando em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco (2015). Pós-graduado em Direitos Humanos - Universidade Federal de Campina Grande (2015). Bacharel em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca (2012). Professor Assistente, Subcoordenador de Pesquisa e Extensão e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Professor, Representante Setorial de Pesquisa e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Direitos Humanos (GEPIDH-Mércia Albuquerque/UNIFAVIP) e Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade (UPE/CNPq). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos da UFPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Democracia, Gênero e Direito (PUC-Rio/CNPq), de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE/CNPq), Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq) e do Diversiones - Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade (UFPE-CNPq). Possui interesse/experiência nas áreas de: Estudos Empíricos em Direito, Direitos Humanos, Gênero, Justiça de Transição e Educação em Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

de Almeida Neto, A. L., Fortunato, C. E. B., & Cardoso, F. da S. (2018). Mulheres e Política no Brasil: trajetos e perspectivas sobre a Lei de Cotas de Gênero. Caderno Espaço Feminino, 30(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/38884

Edição

Seção

DOSSIÊ