CATÃLOGOS OU CATALOGADAS? Uma reflexão sobre a representação feminina em catálogos fitness
DOI:
https://doi.org/10.14393/CEF-v29n2-2016-4Abstract
Resumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a imagem de mulheres construídas em marcas de roupas fitness e seus catálogos. Rala Bela e DiCorpo exercem papel fundamental na venda dos produtos e, também, constroem representações e reiteram estereótipos de beleza. Considera-se que o corpo físico pode estar sujeito às influências dessas marcas que sugerem um padrão corporal de beleza para suas consumidoras. O corpo feminino, nesses anúncios, também pode ser considerado como um produto que, indiretamente, também está à venda ou pronto para consumo. Nele, prospectam-se medidas, instrumentos e efeitos dos atuais padrões estéticos. Para este estudo, partiu-se de uma revisão bibliográfica acerca de conceitos tais como corpo (GOLDENBERG, 2007), beleza (WOLF, 1992) e representação (WOODWARD, 2014; HALL, 2006), a fim de realizar a reflexão pretendida.
Palavras-chave: Representação. Mulheres. Beleza. Catálogos fitness. CATALOGUES OR CATALOGUED?
A reflection about female representation in fitness catalogues
Abstract
The article proposes an approach of the image of women represented by brands of fitness clothes in their catalogues. Rala Bela and DiCorpo perform a fundamental role in the selling of products, also building/reiterating some beauty stereotypes. It has been considered that physical body may be liable to be influenced by brands that suggest a corporal beauty standard for their consumers. The female body, in the advertisements, may also be considered as a product, indirectly, ready for sale or consume. Measures are prospected, as instruments and effects of the current aesthetic standards. This study is based on concepts such as body (GOLDENBERG, 2007), beauty (WOLF, 1992) and representation (WOODWARD, 2014; HALL, 2006), in order to realize the reflection intended.
Keywords: Representation. Women. Beauty. Fitness Catalogues.Â