Educação popular com catadoras negras

narrativas de resistências às imagens de controle

Autores

  • Renan de Souza Nascimento Unimontes
  • Mônica Maria Teixeira Amorim Unimontes
  • Emilly Thainá Gonçalves Rodrigues Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-10

Palavras-chave:

Educação Popular. Imagens de controle. Resistências.

Resumo

Este artigo analisa as contribuições da educação popular para a construção de modos de resistências às imagens de controle que subjugam mulheres negras. Partindo dos estudos de Paulo Freire, Lélia Gonzalez, Patricia Hill Collins, entre outros, focaliza-se nas narrativas de catadoras de materiais recicláveis que participam de um projeto de alfabetização que vem sendo desenvolvido por docentes e discentes da Unimontes e do Cursinho Popular Darcy Ribeiro, núcleo da Rede Emancipa em Montes Claros (MG).

Biografia do Autor

  • Renan de Souza Nascimento, Unimontes

    Professor de História. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais.

  • Mônica Maria Teixeira Amorim, Unimontes

    Pedagoga. Professora da Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais. Doutora em Educação pela UFMG.

  • Emilly Thainá Gonçalves Rodrigues, Unimontes

    Pedagoga. Mestranda em Desenvolvimento Social pela Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais.

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Publicado

2025-10-17

Edição

Seção

Educação popular, feminismos e práticas de resistência

Como Citar

Educação popular com catadoras negras: narrativas de resistências às imagens de controle. (2025). Caderno Espaço Feminino, 38(1), 130-151. https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-10