Building university capital

An analysis of the career pattern of black female faculty at UFABC

Authors

  • Lidiane Soares Rodrigues UFABC
  • Priscila Araújo Cardoso dos Santos UFABC

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-3

Keywords:

Capital Cultural, Mulheres Negras, Universidade.

Abstract

This paper analyzes the presence of black people in higher education teaching in Brazil, observing the educational trajectories and career patterns of black women who are permanente teachers at the Federal Uniiversity of ABC, based on the theorical contributions of Pierre Boue=rdieu and reseachhers on ethnic-racial relations.

Author Biographies

  • Lidiane Soares Rodrigues, UFABC

    Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC) (PCHS/desde jan/2024), onde é professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) e membra do Conselho Editorial da EDUFABC (desde jan/2023). Visiting Professor Sênior na Columbia University (NYC/EUA), sob supervisão de Marcelo Medeiros (em 2024), na Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay, sob supervisão de Frédéric Lebaron (em 2023) e Brown University (Providence/EUA), sob supervisão de James Green (em 2021) - com auxílio Capes-Print. Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) (2014). Membra do Committee Board do Grupo de Trabalho em História da Sociologia da ISA (Research Committee on the History of Sociology / International Sociological Association). Membra de dois projetos Capes-Cofecub na área de Sociologia: "Globalização das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituições, temáticas (1990-2018)"; "Sociologia franco-brasileira dos intelectuais e da cultura". Coordenadora do GT "Sociologia da Sociologia", da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Materialismo do Simbólico" (MASIM) e pesquisadora dos seguintes : Núcleo de Sociologia da Cultura (NSC/USP), Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU/Unicamp); Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC/USP). Membra do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que atua na pós-graduação desde 2019 (na graduação, entre 2015-2022). Desenvolve pesquisas na área de Sociologia dos Intelectuais e da Cultura, Pensamento Social Brasileiro, História das Ciências Sociais e Sociologia da Sociologia (com ênfase nas temáticas: circulação transnacional de ideias, pessoas e bens simbólicos; Brasil-França; Marx no Brasil; indústria cultural)

  • Priscila Araújo Cardoso dos Santos, UFABC

    Jornalista, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

References

BARRETO, Paula Cristina da Silva, RIOS, Flávia, NEVES, Paulo Sérgio da Costa e SANTOS, Dyane Brito Reis. A produção das ciências sociais sobre as relações raciais no Brasil entre 2012 e 2019. São Paulo. 2021.

HEILBORN, Maria Luiza, Araújo, Leila, Barreto, Andreia (Org.) Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.

BIROLI, F.; QUINTELA, D. F. Divisão sexual do trabalho, separação e hierarquização. Brasília. 2020.

BOLTANSKI, Luc, L'espace positionnel : multiplicité des positions institutionnelles et habitus de classe. Revue française de sociologie. França.2018.

BOURDIEU, Pierre. Homo Acadêmicus. Santa Catarina. 1992, UFSC, p. 115;

BOURDIEU, Pierre. O Oficio de Sociólogo. Petrópolis. 2010, p. 24;

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital. Paris. 1979, p.2 e 3;

BRASIL, Resumo técnico do Censo da Educação Superior. 2022. Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-do-censo-da-educacao-superior-2022

BRASIL, IBGE. 2022. Disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/.

CAMPOS, Luiz Augusto. Dossiê - desafios analíticos da sociologia do racismo no brasil. Tempo Social. São Paulo. 2024, p. 19;

OLIVEIRA, Regimeire Maciel. A questão racial na Universidade Federal do ABC: um debate apoiado nos concursos docentes. Contemporânea, 2020. p. 1334.

OBSERVATÓRIO da Branquitude. Disponível em https://observatoriobranquitude.com.br/pesquisa-o-retrato-das-diferencas-no-acesso-a-escolaridade-entre-mulheres-negras-e-brancas/.

RIOS, Flávia Mateus. Raça e cor no Brasil contemporâneo, oportunismo político e tendência histórica. Revista de Antropologia. São Paulo. 2014, p. 193;

SANTOS, Jaqueline, CARNEIRO Suelaine. Enfrentar o Racismo e o sexismo para a reconstrução da política educacional em uma perspectiva interseccional: a proposta das mulheres negras. Educação e Sociedade. Campinas. 2024.p. 3;

SANTOS ES, GOMES NL, SILVA GM, BARROSA RCS. Racismo institucional e contratação de docentes nas universidades federais brasileiras. Educação e Sociedade. Campinas. 2021, p. 11.

WACQUANT, Loic, Poder simbólico e fabricação de grupos: Como Bourdieu reformula a questão das classes, Journal

of Classical Sociology. Paris. 2013, p.88 e 89.

Published

2025-10-17

Issue

Section

Trajetórias Acadêmicas, exclusão e presença de mulheres negras na universidade

How to Cite

Building university capital: An analysis of the career pattern of black female faculty at UFABC. (2025). Caderno Espaço Feminino, 38(1), 9-22. https://doi.org/10.14393/CEF-v38n1-2025-3