Estratégias discursivas e identidades de gênero: a construção da "dona de casa moderna" na revista Casa & Jardim dos anos 1960

Autores

  • Marinês Ribeiro dos Santos utfpr
  • Joana Maria Pedro UFSC

Resumo

Partindo do pressuposto de que as representações de feminilidades podem servir como pontos de apego na constituição de identidades de gênero, temos como objetivo ressaltar a dimensão axiológica dos discursos em circulação na mídia impressa brasileira. Para tanto, discutimos a construção da figura da "dona de casa moderna" na revista Casa & Jardim a partir de quatro anúncios publicitários veiculados durante os anos 1960.

Biografia do Autor

  • Marinês Ribeiro dos Santos, utfpr
    Professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995. Leciona nos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico. Fez Doutorado em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina, concluído em 2010. Realiza pesquisas em Design, focalizando temas alinhados com a história do design brasileiro, a cultura material e as relações de gênero.
  • Joana Maria Pedro, UFSC
    Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1983. Leciona no curso de Graduação em História, no Programa de Pós-graduação em História e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Fez Doutorado em História Social na USP, concluído em 1992, e Pós-Doutorado na França entre 2001 e 2002.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratégias discursivas e identidades de gênero: a construção da "dona de casa moderna" na revista Casa & Jardim dos anos 1960. (2011). Caderno Espaço Feminino, 24(1). https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/7626