Desobediências de gênero e pensamentos-cupim a partir das músicas de Linn da Quebrada, Alice Guél e Ventura Profana

Autores

  • Higor Kleizer de Oliveira Moreira UFU
  • Maria Lúcia Vannuchi UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v36n1-2023-17

Resumo

Este artigo aborda as formas como desobediências de gênero são mobilizadas nas músicas de Linn da Quebrada, Alice Guél e Ventura Profana para pensá-las em suas potencialidades de “pensamentos-cupim”, isto é, provocações contradiscursivas que tensionam a pretensa coerência do regime sexo-gênero-desejo e os lugares possíveis às suas dissidências.

PALAVRAS-CHAVE: Desobediências de Gênero. Músicas Brasileiras. Pensamentos-Cupim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Kleizer de Oliveira Moreira, UFU

Mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: higorkleizer.ciso@gmail.com.

Maria Lúcia Vannuchi, UFU

Professora Associada III da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutorado em Sociologia – UNESP de Araraquara (SP), pós-doutorado em Sociologia – Centro de Estudos Sociais / Universidade de Coimbra, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU). E-mail: maluvannuchi@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Moreira, H. K. de O., & Vannuchi, M. L. (2023). Desobediências de gênero e pensamentos-cupim a partir das músicas de Linn da Quebrada, Alice Guél e Ventura Profana. Caderno Espaço Feminino, 36(1), 290–315. https://doi.org/10.14393/CEF-v36n1-2023-17

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teoria(s) queer/ transviadas: gênero, sexualidade e política