Usos ideológico e político da categoria gênero

distorções que impactam o trabalho na/da educação e o direito de existir

Autores

  • Ana Laura da Silva Castro UFTM
  • Leandra Domingues Silvério UFTM

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-11

Resumo

No artigo, analisamos o processo de aprovação da Emenda n. 83/2015 à Lei Orgânica do Município de Uberaba-MG, cujo dispositivo visou impedir a aplicação de temáticas diversas e possíveis relacionadas à categoria gênero nas escolas municipais. Privilegiamos a análise de diferentes fontes articuladas à bibliografia atualizada do tema.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Educação. História. Uberaba-MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura da Silva Castro, UFTM

Licenciada em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bacharela em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Servidora técnico-administrativa na UFTM. E-mail: analaurascastro@hotmail.com.

Leandra Domingues Silvério, UFTM

Doutora e Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa de estudo Capes e CNPq respetivamente. Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Departamento de História da UFTM. E-mail: leandra.silverio@uftm.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Castro, A. L. da S., & Silvério, L. D. (2022). Usos ideológico e político da categoria gênero: distorções que impactam o trabalho na/da educação e o direito de existir. Caderno Espaço Feminino, 35(1), 191–220. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-11

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero, Educação, Trabalho